9 de jul. de 2010

Cartagena de Indias

Faz muito tempo que estou devendo as fotos e filmes de Cartagena.

Vamos lá: a cidade é realmente muito bonita e vale a pena a visita.

O centro histórico (ou cidade histórica) é fantástico - uma mistura de Pelourinho, Parati e cidades históricas de Minas. A muralha é um show a parte. Construída na época da colonização para espantar inimigos interessados no rico comércio local, hoje é palco das paisagens mais bonitas de Cartagena: de cima da muralha, pode-se "mirar" o mar, a cidade moderna e o centro histórico.  E tudo (construções, ruas, muralhas) é MUITO bem convervado. A maioria das construções foi restaurada e mantém a aparência de quandro eram colônia espanhola. Por esta razão, Cartagena já foi cenário vivo de diversos filmes. Dica: ande, ande, ande.. a pé, de charrete, durante a noite e de dia. A experiência é realmente única.

Centro Histórico a noite 



Centro Histórico durante o dia:
 cores, muitas cores


Estátua da Índia Catalina, um dos símbolos de Cartagena, que representa a figura indígena na cultura local


As gordinhas de Botero

Pelo centro, diversas esculturas

Cidade Murada


O menino e a muralha

Uma palavra descreve a cidade histórica: autenticidade. Não é lugar "feito" para turista ver, mas para passear, sentir, experimentar. É um espaço sensorial.

Almoce por lá, jante nos excelentes restaurantes, conheça a casa de Gabriel Garcia Marquez.. enfim, viva Cartagena.

Já as praias de Cartagena não lembram nada o Caribe: areia escura e mar marrom. Mas é só navegar uns 50 minutos que o visual muda totalmente: são diversas ilhas lindas - mar verde, areia clarinha e a animação do povo caribenho. Mas cuidado: eles tentarão vender para vocês os colares "raríssimos" de corais diversos.. e pior, você vai comprar! Os locais têm um xaveco que é muito difícil resistir a um regalo. E para quem curte mergulho, é o lugar ideal.
 Isla de Rosario


Ilha de Pablo Escobar (diz a lenda)

Ah, e tem o Chivas.. não, não é a bebida, mas um bus todo colorido, com luzes que piscam, muita bebida e rumba. O chivas é a pré-balada dos turistas: você bebe, conhece pessoas e ainda faz um tour noturno pela cidade. 


Ah, e tem o Café de Mar (o mesmo de Ibiza). Ele fica situado em cima da muralha, em frente ao mar: visual perfeito. Sentar no final do dia no Café del Mar, assistir o por do sol e depois continuar por lá noite a dentro... muito bom!

E como estamos falando de uma cidade que é conhecida também pelo Festival de Cinema Internacional, vamos aos filmes...

Passeio de charrete. "Mira" meu espanhol... fantástico! E eu tomei o café no lugar certo!





Não parece uma balada no Pelourinho?

E para fechar, eis um líder religioso, o guru de Cartagena. 
O senhor me parece um pastor - o discurso e a voz são fascinantes. As pessoas o rodearam (eu e mais 5 sentados no banco..rs) e paramos. Fantástico. Etnografia em Cartagena!


Quer saber mais sobre Cartagena? Acesse: http://bit.ly/aT500H

Valeu!

Nenhum comentário: