4 de jul. de 2010

Você vai ver que seu nariz nem é tão feio... Salve a Caricatura!

Sempre gostei de caricatura, mas confesso que fazer uma minha causava calafrios. A caricatura ressalta na maioria das vezes nossas partes mais engraçadas e que destoam do resto.. ou seja, se você tem algo feio  (nariz imenso, pêlos na orelha, olhos esbugalhados) na caricatura ficará ainda pior.. e aí está a graça.




Mas de onde vem a caricatura?
Fiz uma breve pesquisa para entender e selecionei a resposta de um anônimo do anwers.yahoo bem objetiva e nada científica. A pergunta era a mesma que fiz acima e a resposta foi "desenhar mal e fazer disso uma arte e instrumento político". Concordo em parte, pois fazer uma caricatura é difícil pacas.

A palavra caricatura vem do inglês caricature que, por sua vez, veio do italiano caricare, significando carregar, exagerar. "Podemos considerar que os desenhos dos homens primatas nas paredes das cavernas foram os primeiros registros de cartum", segundo um amigo meu.

Mas a caricatura foi evoluindo, o homem ganhando consciência do seu papel sócio-político e as caricaturas representam hoje tudo o que está entalado na garganta. Foi muito além das cavernas.

E se o brasileiro não tem memória (dizem), os cartuns têm. E em época de eleições, nada como ter uma aula de história ilustrada:


Farinha do mesmo saco?



No final, eram velhos amigos!




Quem paga a conta? Nós!




Se como eu, você não tem nenhum dote artístico, segue um editor que permite com que você faça sua própria caricatura: procurem por MAGIX FunPix Maker.

Ah, e se você tem dúvida entre um manga ou caricatura, fique com o segundo - depois de pronta, você vai ver que no final seu nariz nem é tão feio!

Beijos!