6 de jul. de 2010

Um pouco do Pelourinho no Rio














Inicio este post com Toquinho:
“Se um pinguinho de tinta
Cai num pedacinho
Azul do papel
Num instante imagino
Uma linda gaivota
A voar no céu...
Vai voando
Contornando a imensa
Curva Norte e Sul
Vou com ela
Viajando Havaí
Pequim ou Istambul
Pinto um barco a vela
Brando navegando
É tanto céu e mar
Num verde azul...”

Não creio que a dupla de artistas holandeses Haas & Hahn, responsáveis pelo projeto “Favela Painting”, conheçam Aquarela, mas este projeto concretiza a música de Toquinho: com cores e design embeleza-se o cinza!

"Favela Painting" é o projeto que busca renovar e revitalizar as favelas e principalmente, incluir os moradores das "comunidades" (prefiro favelas, como um taxista no Rio falou para mim: "ainda somos favelas") no cartão postal da cidade. E o cenário, obviamente, é o Rio de Janeiro.

Adorei!

O Favela Painting vai além: forma e emprega moradores locais. Em parceria com as Tintas Coral, os moradores recebem treinamentos profissionalizantes sobre técnicas de pintura e tintas, são remunerados e participam do projeto. Resultado: melhor auto-estima para os moradores e para todos nós.

Segundo Dre Urhahn, um dos artistas do Favela Painting, “esta obra de arte pode fazer a diferença na vida das pessoas locais, da comunidade e da cidade do Rio de Janeiro. Ela tem o potencial de ser um catalisador no processo de renovação e mudança social".

Meus amigos sociólogos pensarão "ah, isso não resolve o problema". Não mesmo. Mas segundo o mesmo taxista "favelado": "quem quer sair das favelas e perder o melhor cartão postal do Rio de Janeiro? Queremos viver melhor e na favela!".

Já virou fã no Facebook do Favela Painting? http://bit.ly/dgbYOf

Quer saber mais? Visite o site oficial do projeto: http://www.favelapainting.com/home

Beijos!

PS: ah, a Coral também está revitalizando o centro de Recife. Parabéns Coral!


Nenhum comentário: